Você está aqui: Página Inicial > Regulação > Programação 2018 > 2º semestre > Cronograma de Eventos 2018 - 2º semestre

Cronograma de Eventos 2018 - 2º semestre

por gabrielrpl publicado 13/03/2018 18h56, última modificação 15/10/2018 18h13

NÃO SERÁ NECESSÁRIA A REALIZAÇÃO DE INSCRIÇÃO PRÉVIA.

SERÁ EMITIDO CERTIFICADO MEDIANTE SOLICITAÇÃO NOMINAL.

TRANSMISSÃO AO VIVO PELA INTERNET PELO ENDEREÇO http://assiste.enap.gov.br.

 

CRONOGRAMA

Data

Local

Pauta

Julho

Sem atividades

Agosto

24/08, 9h30m

ENAP

Acordos em processo sancionador (CADE)

Representante: Alden Caribé de Sousa, Chefe de Gabinete da Superintendência-Geral do CADE 

Apresentação sobre a experiência e procedimentos adotados pelo CADE para a solução negociada de conflitos no direito sancionador. Procedimento, requisitos e hipótese dos acordos em conduta: Acordo de Leniência e Termo de Compromisso de Cessação de Prática na legislação concorrencial.  Exemplos de casos, números, desafios enfrentados e lições aprendidas.

Notícia do evento.

31/08, 9h30m

ENAP

Certificação de produtos (ANATEL)

Representante: Vítor Elísio Góes de Oliveira, Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação

Formato adotado para certificação e homologação. Mecanismos que garantem ao consumidor a aquisição e o uso de produtos de telecomunicações que respeitam padrões de qualidade e de segurança e funcionalidades técnicas regulamentadas. Revisão do Regulamento sobre Certificação e Homologação, aprovado pela Resolução nº 242/2000.

Notícia do evento.

Setembro

07/09

 

Feriado

14/09, 9h30m

ENAP

Precificação de Serviços (ANATEL)

Representante: Felipe Roberto de Lima, Gerente de Regulamentação PRRE/SPR

Modelagem e precificação em licitações para outorga de serviço de telecomunicações e radiofrequências associadas. Experiência da Anatel na ampliação do acesso à telefonia e banda larga móvel por meio de licitações para autorização de uso de radiofrequências e prestação dos serviços de telecomunicações associados, incluindo o cálculo e a metodologia para definição dos preços mínimos.

Notícia do evento.

Outubro

04/10, 14h30

ENAP

Sala Nexus

Conferência Internacional – Análise de Impacto Regulatório: experiência dos EUA

Especialista Internacional: Kerry Krutilla, Ph.D. em Economia, Professor de Política Pública na Escola de Assuntos Públicos e Ambientais da Universidade de Indiana - EUA

A Avaliação de Impacto Regulatório - AIR é uma ferramenta utilizada em todo o mundo, no entanto, parte do processo de formulação de políticas e os métodos utilizados diferem entre os países. A conferência apresentará uma visão geral do processo de AIR, incluindo métodos utilizados nos EUA, histórico da AIR naquele país e orientações aos órgãos que a utilizam. Abordará, ainda, as práticas do Departamento de Transportes e da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, assim como a diferença na utilização da AIR na nova administração Trump.

Notícia do evento.

19/10,
09H30

 ENAP

Governança Pública e Políticas Baseadas em Evidências: boas práticas do Governo Federal (SAG/Casa Civil)

Representante: Marcelo Pacheco dos Guaranys, Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil

A apresentação abordará as recentes iniciativas executadas pelo Governo que buscam maior racionalidade no processo de tomada de decisões, a partir de um desenho mais eficiente da governança no Setor Público, bem como em uma diretriz de aperfeiçoamento do ambiente de negócios.

As iniciativas compreendem: aperfeiçoamento da governança no âmbito do Poder Executivo Federal, promovida por meio do Decreto nº 9.203/17; a avaliação de programas de governo; e o fortalecimento do sistema regulatório brasileiro.

Convite do evento.

26/10, 9h30m

 ENAP

Processo sancionador (ANS)

Representante: Frederico Villela Chein Cortez (Gerente-Geral de Operações Fiscalizatórias)

Ações fiscalizatórias adotadas pela Diretoria de Fiscalização - DIFIS, desde a fase pré-processual até a instauração e encerramento do Processo Administrativo Sancionador, à luz da RN 388/15, que alterou a atividade de fiscalização e condução dos processos administrativos, gerando ganho de eficiência e produtividade na gestão dessa atividade. Destacamos a redução da duração do trâmite processual, a diminuição do passivo de processos sancionadores, o aumento na aplicação e arrecadação de multas e o significativo incremento na resolutividade das demandas.

Novembro

09/11, 9h30m

ENAP

Primeira Agenda Regulatória de Comércio Exterior do Brasil

Representantes: Marcela Carvalho, Secretária-Executiva da CAMEX e João Neto e Christiane Aquino, Assessores Secretaria-Executiva da CAMEX

Serão abordados os desafios enfrentados durante o processo de construção da primeira Agenda Regulatória de Comércio Exterior: consulta interna aos 28 órgãos que regulam matéria com impacto no comércio exterior; consulta pública; e compilação de resultados.

14/11,
14h30

ENAP

Internalização de normas internacionais (ANAC)

Representante: Gérson Floriz Costa Júnior, Especialista em Regulação de Aviação Civil - National Continuous Monitoring Coordinator – NCMC Brazil

A apresentação abordará a análise do processo de internalização de normas internacionais pela ANAC, contemplando o histórico de criação da Organização de Aviação Civil Internacional; a participação do Brasil junto a OACI; o processo de criação das Normas Internacionais e o processo de adoção, incluindo o de declaração e divulgação de diferenças em relação as essas normas pelo Estado Brasileiro.

Dezembro

04/12,
09h30 às 17h30

Auditório Anexo Palácio do Planalto

Workshop de apresentação de casos de AIR com o uso do Guia Orientativo para elaboração de AIR