Você está aqui: Página Inicial > Regulação > Apresentação > Pasta Retirados > Governança Pública Organizacional de 2017/18 – Tribunal de Contas da União > Tribunal de Contas da União lança seu levantamento de governança pública organizacional 2017/18

Notícias

Tribunal de Contas da União lança seu levantamento de governança pública organizacional 2017/18

O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou seu levantamento sobre a capacidade de governança e gestão das organizações públicas federais. O trabalho, intitulado “Levantamento de Governança Pública Organizacional de 2017/18”, procurou medir aspectos de liderança, de estratégia e de accountability, considerados fundamentos da governança.

por publicado: 19/06/2018 00h00 última modificação: 21/06/2018 18h04

Em reunião realizada em maio de 2018 na Casa Civil da Presidência da República, sob a coordenação da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais e com representantes das Agências Reguladoras Federais, o TCU fez uma apresentação sobre seu recente trabalho, o Levantamento de Governança Pública Organizacional de 2017/18.

Esse documento apresenta a capacidade de governança e gestão das organizações públicas federais, ao aferir o nível de implementação de boas práticas de liderança, estratégia e accountability, bem como práticas de governança e gestão de tecnologia da informação, de pessoas e de contratações. Essas práticas, quando integradas, demonstram a capacidade da organização de gerar resultados e prestar os serviços esperados e desejados pela sociedade.

O TCU, com a realização desse trabalho, tem como propósito identificar os pontos mais vulneráveis para induzir melhorias nessas áreas, podendo subsidiar melhor sua atuação. Além disso, ao divulgar o seu resultado para as organizações públicas, para a academia e para a sociedade, procura incentivar uma mudança de comportamento na administração pública.

 

Apresentações:

Boas Práticas Regulatórias - Ampliação do Diálogo TCU / Agências

Boas Práticas de Governança

 

Levantamento de Governança Pública Organizacional de 2017/18