Ações do documento

Notícias

Notas e comunicados

Esclarecimento da Casa Civil referente à informação veiculada sobre reportagem da Revista Piauí

Com relação a informação veiculada sobre reportagem da revista Piauí, esclarecemos que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, foi aluna regular do curso de pós-graduação (nivel Mestrado), em Ciências Econômicas da Universidade de Campinas, no período de março de 1978 a julho de 1983, cumprindo todos os créditos exigidos pelo programa, conforme declaração nº 083/2009, assinada pelo coordenador de pós-graduação do Instituto de Economia da UNICAMP, professor doutor Carlos Antonio Brandão.
No ano de 1985, Dilma Rousseff foi convidada e assumiu a função de Secretária Municipal da Fazenda da Prefeitura de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul, deixando em aberto a defesa da dissertação.
Ao retornar para a universidade, anos depois, foi aconselhada a ingressar no doutorado, uma vez que não era obrigatória a conclusão do Mestrado para o ingresso no Doutorado.
Dilma Rousseff cursou regularmente o Doutorado na UNICAMP, no período de 1998 a dezembro de 1999, cumprindo todos os créditos obrigatórios, conforme declaração nº 084/2009, assinada pelo coordenador de pós-graduação do Instituto de Economia da UNICAMP, professor doutor Carlos Antonio Brandão.
Novamente, Dilma Rousseff foi convidada a assumir uma função pública, como Secretária de Minas, Energia e Comunicações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, no período 1999 a 2002, assumindo, logo depois, a função de ministra de Minas e Energia (2003).
Da mesma forma, não foi possível concluir a defesa do Doutorado. Equivocadamente, o site da Casa Civil informava que a ministra era "mestre". A informação foi corrigida no site eletronico.


Assessoria de Imprensa da Casa Civil


Abaixo estão as cópias das Declarações nº 083/2009 e nº 084/2009, ambas assinadas pelo Coordenador de Pós-Graduação - Instituto de Economia da UNICAMP, professor doutor Carlos Antonio Brandão, onde afirma que Dilma Vana Rousseff foi aluna regular dos cursos de Pós-Graduação (nível Mestrado) e Pós-Graduação (nível Doutorado), em Ciências Econômicas, na referida Universidade, tendo cumprido os crédito obrigarórios em disciplinas exigidas.


Ofício nº 083/2009 - Programa Pós-Graduação (nível Mestrado) em Ciências Econômicas


Ofício nº 084/2009 - Programa Pós-Graduação (nível Doutorado) em Ciências Econômicas