Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > 2018 > Outubro > Santa Catarina recebe 220 venezuelanos nesta quinta-feira (11)

Notícias

Santa Catarina recebe 220 venezuelanos nesta quinta-feira (11)

por publicado: 11/10/2018 09h59 última modificação: 11/10/2018 10h20
Divulgação

Santa Catarina recebe 220 venezuelanos nesta quinta-feira (11) por meio do processo de interiorização. Os imigrantes serão recebidos pela Igreja Embaixada do Reino de Deus, em Balneário Camboriú.

Os venezuelanos embarcaram em Boa Vista em um Boeing 767 da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou por volta das 8h (hora local). O voo deve chegar em Curitiba às 13h30. As famílias seguem de ônibus para a cidade catarinense.

A igreja alugou moradias na região para abrigar os venezuelanos. Cada família será apadrinhada por voluntários que se dispuseram a ajudar os estrangeiros por três meses.

A interiorização busca ajudar os solicitantes de refúgio e de residência a encontrar melhores condições de vida em outros Estados brasileiros. Todos aceitam, voluntariamente, participar do programa e são vacinados, submetidos a exame de saúde e regularizados no Brasil - inclusive com CPF e carteira de trabalho.

A iniciativa conta com apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Agência da ONU para as Migrações (OIM), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Para aderir à interiorização, o ACNUR identifica os venezuelanos interessados em participar e cruza informações com as vagas disponíveis nos destinos. A agência assegura que os indivíduos estejam devidamente documentados e providencia melhoras de infraestrutura nos locais de acolhida. A OIM atua na orientação e informação prévia ao embarque, garantindo que as pessoas possam tomar uma decisão informada e consentida, sempre de forma voluntária, além de realizar o acompanhamento durante todo o transporte.

ASCOM/Casa Civil