Você está aqui: Página Inicial > central de conteúdos > Notícias > 2018 > Maio > Temer apresenta resultados em balanço de dois anos de governo

Notícias

Temer apresenta resultados em balanço de dois anos de governo

por publicado: 15/05/2018 19h13 última modificação: 15/05/2018 19h13

O presidente da República, Michel Temer, apresentou nesta terça-feira (15) os avanços do Brasil em dois anos de seu governo. Em evento no Palácio do Planalto, ele apresentou a ministros dados que comprovam a retomada do crescimento e a criação de oportunidades para os brasileiros.

No período, o acumulado da inflação em 12 meses caiu de 9,39% para 2,68%, o que dá maior poder de compra para a população. O ambiente econômico levou a queda dos juros para 6,5%, a menor da história.

"Vimos o fim da recessão, os juros caírem para o menor patamar da história. Vimos o índice da Bolsa de Valores. Convenhamos que atingiu um patamar histórico, jamais visto no nosso País. Vimos a balança comercial pesar a nosso favor, o risco-Brasil despencar. Vimos a indústria e o comércio retomar os investimentos", disse Temer.

Social
Na área social, o governo zerou a fila do programa Bolsa Família, que chegou a ter mais de 1,9 milhão de famílias em maio de 2015. O valor do benefício foi reajustado.

A criação e entrada em funcionamento do Criança Feliz, com uma série de ações para a primeira infância, a aprovação da reforma do ensino médio e as 310 mil vagas no programa que financia cursos superiores, o Fies, são alguns dos destaques citados pelo presidente da República.

Temer citou, também, a decisão de liberar recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que injetou R$ 40 bilhões na economia. Outra medida lembrada foi a que mudou as regras para o acesso ao PIS/Pasep, que também beneficiou milhares de brasileiros.

Reforma Agrária
Outra iniciativa de destaque foi a titulação de assentados da reforma agrária. O número de títulos emitidos em 2017 – 26.523 - foi dez vezes superior à média anual histórica, de 2,6 mil títulos.

Em março de 2018 foram entregues perto de 100 mil títulos em todo País, além de R$ 12 milhões de crédito para beneficiários da regularização fundiária rural.

Saúde
Na área de saúde, houve investimento em atendimento em unidades básicas de saúde, na renovação da frota de ambulâncias e no desenvolvimento do prontuário médico eletrônico. Além disso, o programa Farmácia Popular foi aprimorado para que todos os recursos do programa fossem efetivamente usados para a compra dos remédios mais necessários à população.

Reformas

Durante os dois anos, o governo do presidente Michel Temer trabalhou na modernização de legislações. É o caso da modernização trabalhista, construída em parceria com o Congresso Nacional.

Os dados do Caged em 2018 indicam a retomada definitiva do emprego. Em janeiro, o saldo positivo foi de 77.822 contratações, o melhor janeiro em seis anos e o primeiro dado positivo para o mês desde 2014. Em março, o saldo positivo foi de 56.151 contratações.

Demandas de 20 anos de educadores brasileiros também viraram lei, com a aprovação da reforma do Ensino Médio.

Outra legislação de grande importância aprovada no período foi a que estabeleceu requisitos rígidos de governança, transparência e gestão nas empresas estatais.

 Com informações do Planalto